terça-feira, 29 de setembro de 2009

Livros da Escola Primária na Casa Pia:

Uns tempos antes de falecer a minha mãe fez questão de que eu ficasse com os meus livros escolares. No livro da 2ª classe tem escrito por mim a lápis a data de 1 de Novembro de 1951. Apenas estes dois chegaram até hoje e era ela que fazia questão de os guardar. Os meus livros primários eram distribuídos pela Casa Pia porque era lá que eu vivia. Quando terminávamos o ano podiamos ficar com eles. Embora os livros fossem propriedade da Casa Pia e embora servissem para outros noutros anos a verdade é que cada um podia ficar com os seus livros. Ainda hoje me pergunto porquê e só vejo uma explicação. Quem fornecia os livros à Casa Pia tinha necessidade de vender. Isto explica tudo porque na Casa Pia não costumava existir tanta compaixão fosse pelo que fosse, a não ser que houvesse interesses. Cada livro da 2ª Classe custava naquele tempo 14 escudos e o de História 32$50. Hoje, ao folhear estes livros sinto umas saudades daquele tempo em que a vida era tão difícil como é hoje. Nada mudou. Tudo continua na mesma. É certo que os anos passaram e a maneira de viver é muito diferente. O conforto é maior mas de resto está tudo na mesma. O Homem foi à Lua mas o que é que ganhou com isso? Nada. A fome continua e o Planeta está a morrer porque estamos a dar cabo dele. Com a minha idade só penso numa coisa. Espero que o Homem nunca consiga por os pés fora do planeta que habitamos. Porque? Porque no dia em que o conseguir será o princípio do fim da Galáxia. E depois outras se seguirão a não ser que qualquer outra raça noutro qualquer planeta consiga extreminar esta praga que somos todos nós. Acham que sou pessimista? Não. Apenas vejo que somos uma raça cuja finalidade é a destruição de tudo em que tocamos. Não sou católico mas se fosse eu acreditava no céu, no purgatório e no inferno. Acho que tudo isso fica aqui na Terra. Basta ver como cada um nasce. Uns em berço de ouro, outros numa estrumeira. Uns são ricos outros são pobres. Uns são meio-ricos e outros são meio-pobres. Por isso todos pagam cá as suas culpas. Lá diz o ditado: "Cá se fazem, cá se pagam". Mas ainda há outro, mais religioso: " Quem com ferro mata, com ferro morre". Por isso, provávelmente, quando eu fechar os olhos é sinal de que já paguei tudo o que devia. Será?
Uma das coisas boas desta vida é a leitura. Por isso estes livros me dizem muito. Foi neles que aprendi mas talvez não tenha aprendido o suficiente. Isso importa?

1 comentário:

  1. Caro Sr Valentim,

    Contacto-o por este meio por não encontrar outra maneira de o fazer nos seus blogs.
    Visitei o "Guia Prático de Hotelaria" e devo dar-lhe os parabéns pelo esforço hercúleo de compilação.
    Como cozinheiro, jornalista e professor de gastronomia, achei o seu trabalho muito interessante e gostava de poder obter mais informações sobre este seu admirável trabalho.

    Eis o meu contacto:

    andremagellan@gmail.com

    Cumprimentos,

    André Magalhães

    ResponderEliminar