quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Meu Primeiro Negócio no Maria Pia:

Um belo dia a veneta deu-me para montar um negócio. Já andava com ela fisgada já há uns tempos. O problema é que não tinha dinheiro. Mas noutro belo dia a solução veio ter comigo. Então não é que a minha querida avózinha materna me veio vistar. Não sei como é que ela conseguiu, mas não deve ter sido nada fácil para ela. Largar a casa, a horta, os animais, a padaria (era o negócio do meu avô) e meter-se sózinha na camioneta fazendo 120 kms até Lisboa, naquele tempo era obra. Tanto mais que ela não sabia onde ficava o Maria Pia. Uns anos atrás ela tinha-me entregue à Casa Pia em Belém e agora eu estava em Xabregas. Mas ela não era mulher para ter medos e a verdade é que enfrentou tudo e todos e conseguiu encontrar-me. Ainda hoje faz confusão a toda a família como é que uma mulher que sempre viveu numa aldeola, sem saber ler se meteu numa aventura daquelas. As saudades fazem destas coisas. E em dez anos de Casa Pia foi a única visita que tive. Nessa visita ela deu-me uma moeda de 25 tostões, ou seja, dois escudos e cinquenta centavos (2$50). Para começar o meu negócio eu precisava de ter 29 tostões (2$90). Portanto, faltava-me precisamente 1 cruzado, ou seja, 4 tostões (0$40). Não era fácil arranjar o que faltava mas consegui arranjar um financiador com juros de 100%. Pedi 4 tostões emprestados e tive que pagar 8 tostões. Mas valeu a pena. E agora vamos ao negócio. Era vender tabaco. Eu precisava de comprar um maço de cigarros. Na época o tabaco que a malta mais gostava lá no asilo era o 'Paris'. Um maço de cigarros que já não existe. É claro que eu podia comprar um maço de 'Provisórios' ou de 'Definitivos' mas não era a mesma coisa. Eram tabacos muito rascas, mesmo para nós. É engraçado que me estou agora a lembrar que naquele tempo circulava um dito, muito popular, sobre estes tabacos que dizia assim: "Mais vale fumar Definitivos provisóriamente do que fumar Provisórios definitivamente". Os trocadilhos eram muito populares nestes tempos. Hoje já ninguém tem tempo para graças. Ora cada maço de tabaco tem 20 cigarros, ainda hoje é assim. É engraçado que os ingleses quando pedem um maço de tabaco dizem sempre: Dê-me 20 cigarros desta ou daquela marca. Se eu vender cada cigarro por 2 tostões, ou uma metade por 1 tostão no final eu tenho 40 tostões (4$00). Quer dizer que ganhei 11 tostões (1$10). Logo no primeiro maço deu para pagar os 8 tostões ao agiota e ainda fiquei com dinheiro para voltar a comprar outro maço e guardei 3 tostões- Este foi o meu primeiro negócio. O tabaco era muito vendável e isto sempre me fez muita confusão. Andava tudo esfomeado e andava tudo 'teso', como é que havia dinheiro para o tabaco é que eu não sei. Ainda hoje assim é. Nestes tempos de crise, há muita falta de tudo por aí, mas dinheiro para o tabaquinho, aparece sempre. Devido a este meu negócio também eu começei a fumar mas quando casei vi que não conseguia suportar esta despesa. Deixei de fumar há quase 40 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário