sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Odiar Espanha na Casa Pia:

Sendo o Estado Novo português e o Regime Franquista espanhol dois Estados da direita fascista, porque é que se odiavam tanto? Seria pelo passado? Ou seria pela ignorância dos dois povos? Ainda hoje não consigo compreender. Ainda hoje existe esse tal ódio. Mas hoje há um motivo. Os espanhóis estão a comprar Portugal aos poucos. Há quem tenha a certeza de que um dia os espanhóis vão conseguir ter tudo nas mãos. Será? Mas alguns acham que não faz mal, porque um dia, surgirá alguém que consiga correr com os espanhóis. Será? Sinceramente, dúvido. Os tempos são outros, dizem outros. Mas as intenções espanholas parecem as mesmas. Serão? O que eu sei é que as novas gerações não se preocupam nada com isto. Porquê? Será que os espanhóis também contam com isto? É muito provável.
Há dias dei comigo a pensar nisto e a minha memória recuou no tempo. Porque razão é que eu ainda não consigo gostar dos espanhóis? Bom, esta pergunta é simples de responder. Eu fui criado na Casa Pia e lá, ensinaram-me a odiar Espanha. O porquê é que não consigo entender. No dia-a-dia tudo servia para dizer mal de Espanha. Levávamos sempre com o velho ditado: "De Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos". Mas outra coisa que eu não consigo entender é porque razão se falava tanto de Espanha. Nós não tinhamos nenhum contacto com Espanha ou com espanhóis. Seria politica. Talvez. Apesar dos regimes serem aparentemente iguais, ainda havia muitas divergências e nós não sabiamos disso nem de nada. Acreditávamos piamente em tudo o que nos diziam. Ainda hoje sinto que fui muito mal educado pela Casa Pia. Qualquer coisa de bom ou grandioso que acontecia em Espanha diziam-nos logo: Não admira, Espanha é cinco vezes maior que Portugal. A grandesa territorial espanhola sempre serviu de desculpa para o acomodar dos portugueses. Até no futebol sempre se viu isto.
Mas a minha pergunta principal é: Porque é que eu ainda hoje continuo a odiar os espanhóis? Eu vou e sempre fui a Espanha diversas vezes. Neste momento até estou a programar mais uma ída a Sevilha. Eu gosto muito de ir a Espanha, gosto de ver as suas paisagens, gosto de ver os seus monumentos, azulejos, candeeiros e até as suas igrejas e no entanto nem sequer sou católico. Mas quando me esbarro com o povo, fico de pé atrás. Porque será? Primeiro, a língua incomoda-me. Depois, a brutalidade espanhola também me incomoda. Mas porque é que me incomoda a brutalidade num espanhol. E note-se que também as mulheres as acho brutas. Talvez pelo tom abrutalhado com que falam a sua língua. É o que eu sinto. Eu viajei por todos os oceanos, por todos os continentes, por quase todos os países e nunca senti nada igual por outros povos. Porquê? Só encontro uma explicação: Fui educado de uma maneira errada pela Casa Pia.

Sem comentários:

Enviar um comentário