terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Desporto na Casa Pia:

O Desporto na Casa Pia era "tudo ou nada". Quer dizer, havia desporto mas não podiamos escolher. Tinha que ser como eles queriam. Eu gostava de voleibol mas embirraram que eu devia jogar futebol. Como eu também era teimoso resolvi fazer tudo ao contrário para ver se me deixavam jogar vóleibol. Mas saiu-me o tiro pela culatra. Quando me punham a jogar futebol eu não me mexia e quando a bola vinha ter comigo eu chutava sempre ao contrário. Depressa perceberam que eu estava a fazer beiçinho e depressa resolveram o problema. Fui completamente banido do desporto. Nunca mais tive autorização para integrar qualquer equipa, fosse a sério ou a brincar. A prepotência no seu maior. Só mais tarde vim a saber que o voleibol era jogado por uma determinada élite lá dentro do Maria Pia. Na verdade, o desporto não me interessava muito. A minha verdadeira ambição era estudar. Mas parece que eu batia sempre à porta errada. O desporto foi só uma delas. Mas no meu tempo até havia muito desporto, só que estava todo muito mal estruturado. Ainda me lembro que foi feito um ringue de Hóquei em Patins lá no Maria Pia. O Hóquei era muito popular naquele tempo devido às extraordinárias equipas nacionais que nos incutiam a glorificar. Mas o ringue foi construído por nós. Todos nós trabalhámos arduamente para erguer um modesto ringue que de ringue só tinha um excelente piso de cimento muito liso. A mentalidade tacanha da época considerava que para se andar em patins só era preciso um bom piso. O resto teria que ser feito pela carolice de alguns. E foi a carolice de outros que também nos fez trabalhar muito para fazer uma piscina. Aproveitando um tanque velho desactivado que lá havia dentro do recinto do recreio, alguém se lembrou que dava uma óptima piscina. E deu. Mão-de-obra era coisa que não faltava. E nós aproveitámos bem todo o prazer que nos dava a piscina. Não sei se ainda existe mas a piscina sempre foi muito importante para nós. Não só pelos banhos e mergulhos que dávamos mas também porque atrás da piscina era o único local do recreio que estava fora da visão do perceptor que vigiava a grande área do recreio. Era o único local onde a malta podia fazer certas coisas como fumar um cigarrinho. Desporto, no Maria Pia era tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário