terça-feira, 11 de agosto de 2009

Do Nun'Alvares para o Maria Pia.

O Paço Real de Enxobregas, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor, esteve instalado nos terrenos onde actualmente se encontra o Asilo D. Maria Pia, o Mosteiro da Madre de Deus e o Palácio dos Marqueses de Niza. O edifício, de uma só correnteza, começava na Rua da Madre de Deus (porta principal da Casa Pia) e estendia-se até ao largo Marquês de Niza. Foi morada de reis e nobres. Adquirido pelo Estado em 1867, serviu de asilo até 1942, ano em que esta instituição encerrou para dar lugar ao actual Colégio Maria Pia, numa das várias escolas sob a tutela da Casa Pia de Lisboa. Foi aqui que eu vim parar. Como já disse, por força dos costumes da Casa Pia eu não podia continuar no Nun'Alvares devido à idade. Assim, fui transferido para Xabregas. Aqui, no Maria Pia, tudo era diferente. A começar pela monumentalidade do edifício. Era tudo em grande. Assim como ir de Portugal para a América. Tal era a grandeza de espaço que, naquele tempo, eu podia andar de uma ponta para a outra e demorar quase um dia. O que eu mais adorava é que havia muitos sítios onde me podia esconder, sem que ninguém me visse, tanto fechado como ao ar livre. Mas também era perigoso. Podiamos ser atacados por outros mais velhos, com relativa facilidade e isso acontecia regularmente. Não só por pedófilos, naquele tempo nem sabia o que significava a palavra, como por alguma vingança ou ajuste de contas. Coisas muito normais que eu, com o tempo aprenderia por experiência própria.

Sem comentários:

Enviar um comentário