terça-feira, 28 de julho de 2009

O Asilo de Nun'Álvares da Casa Pia:

Em 1927 foi ocupado o antigo Convento das Salésias pelo Refúgio e Casas de Trabalho, instituição social que visava ajudar os necessitados (precisamente na Rua das “Casas do Trabalho”). Mais tarde essa instituição foi convertida no Asilo de Nun’Álvares para crianças desfavorecidas, posteriormente propriedade da Casa Pia. Foi aqui que eu vim parar. Como cá cheguei não sei explicar mas ainda há pessoas na minha terra (Chamusca-Ribatejo) que me conseguem dar algumas dicas. A minha mãe tinha 5 filhos, eu sou o 3º e o meu pai, tipógrafo à porta fechada lá na terra faleceu de tuberculose, parece que derivado às tintas. Foi preciso morrer mais alguns para permitirem que se abrissem as janelas. Eu devia ter uns 6 anos quando ele morreu. A minha mãe ficou muito aflita com 5 filhos nos braços e sem meios de subsistência. Ainda por cima foi um bocado regeitada pela família por ela ter casado com um algarvio de Tavira. Alguém pediu a alguém que tinha influência na Casa Pia e lá vou eu. Era um alívio para ela. O meu irmão foi para casa de uma tia, em Angola, onde já estava outra irmã minha, que só regressou como "retornada". Outra irmã casou e foi para o Brasil e ainda lá está. A mais nova também foi para casa de outra tia em França e que também ainda lá está. Aqui no Nun'Alvares estive uns três anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário