quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Escola na Casa Pia:

Quando eu entrei no Asilo Nun'Alvares perguntaram-me em que classe eu andava lá na terra. E eu respondi imediatamente: na 2ª. E então fui colocado na 2ª classe. Mas eu nunca tinha andado na escola. Eu já tinha alguns conhecimentos de leitura e até já fazia certas contas porque a madrinha do meu irmão cuidava de crianças em casa. Era uma creche daquele tempo. E eu andava sempre lá metido porque ela gostava muito de mim e eu gostava muito dela. Ela entretinha as crianças com imaginação. A melhor maneira de as entreter era contar histórias, ensinar a ler e escrever e isso ela sabia fazer muito bem. Naquele ambiente eu fui aprendendo não só porque a Dª Fernanda era uma simpatia, muito meiga, muito preocupada com todos mas também porque eu tinha uma curiosidade danada por aprender. Era assim, naquele tempo. Tudo muito simples. Aqui, no Asilo Nun'Alvares, a vida até não era má, talvez porque éramos mais pequenos, tinhamos muitos mais cuidados. Embora houvesse um disciplina muito rígida, havia outros cuidados. As camaratas eram mais pequenas, as casas de banho eram melhores, embora ainda circulasse a ideia de que "de pequenino se torce o pepino", assim tomávamos banho de água fria. De vez em quando até havia cinema. Naquele tempo era novidade e, como não podia deixar de ser os filmes muito divertidos do Rato Mickey já nem nos museus hoje existem. Os três anos que ali passei foram dos mais felizes de toda a Casa Pia. Mas só lá podiamos estar até aos 12 anos. Assim, quem tivesse a 4ª classe até aos 12 anos era transferido para a Secção Pina Manique, situada por detrás do Mosteiro dos Jerónimos, a dois passos daqui. Quem não tinha a 4ª classe era recambiado para a Secção de Maria Pia, no Beato. Foi esta última que me calhou porque o tempo que estive no Nun'Alvares não chegou para eu fazer as 4 classes. Azar o meu. Foi dos maiores desgostos que tive. Eu queria continuar a estudar mas ninguém se importava com isso. Tive que gramar o Maria Pia.

Sem comentários:

Enviar um comentário