terça-feira, 8 de abril de 2014

PINTORES E PINTURAS.

Olhão.
Quando eu era criança e fui aluno da Casa Pia esta era uma profissão da qual eu fui aprendiz. Entre muitos outros ofícios que lá havia a pintura era uma delas e que me calhou, por imposição, não por escolha. Naquele tempo as crianças nada podiam escolher porque tudo era imposto pelos mais velhos. Sempre pensei que esta imposição era injusta, porque eu nunca gostei deste ofício e tanto andei que consegui mudar de profissão. Porém, ao ver as novas gerações com tanta liberdade para escolherem mudei de ideias porque vejo que os nossos filhos e netos não acertam numa. 

Ao passar esta manhã pela Rua do Comércio reparei nesta arte, que me obrigaram a aperfeiçoar, e, praticamente só os restauradores é que ainda se atrevem a fazer e creio que apenas por carolice ou por necessidade. No entanto, não foi em vão que aprendi este ofício porque ao longo da vida sempre me serviu de alguma coisa quando me metia em pinturas cá em casa. O saber nunca ocupou lugar. Mas as recordações voltam e não deixamos de pensar em como o mundo mudou.
Como os velhos já viveram muito, conseguem comparar os tempos de outrora com os tempos de hoje, coisa que os mais novos ainda não conseguem, mas lá chegarão.



Sem comentários:

Enviar um comentário